Açores como Destino Turístico Sustentável
Antes de mais nada, a beleza natural das ilhas açorianas é indiscutível e tem ficado cada vez mais popular pelo mundo inteiro. Não é por acaso que, no final de 2019, o arquipélago dos Açores recebeu o prémio de “Destino Turístico Sustentável”. Tornou-se, assim, no primeiro arquipélago do mundo a receber este reconhecimento. Sem dúvida um feito incrível do qual temos muito orgulho.
No entanto, quais serão os motivos que levaram a este feito? O que têm estas ilhas de tão especial? Aqui vai poder conhecer alguns dos motivos que levaram os Açores a receber este prémio.
Proteção da biodiversidade e conservação da natureza
Em primeiro lugar, os Açores pretendem manter as baixas percentagens de desenvolvimento urbano de forma a preservar a fauna e a flora da ilha. A verdade é que apenas 5% do território do arquipélago é “urbanizado”!
Isto deve-se à mentalidade das pessoas que se preocupam com a importância de proteger a biodiversidade da zona. Quer para preservar a vida marinha e selvagem, quer para preservar as lagoas, piscinas termais e montanhas açorianas. Em suma, o objetivo passa por proteger e conservar o grande património natural dos Açores.
Recursos naturais e gestão de energia
Para além disso, os Açores têm vindo a tomar novas medidas a nível energético e demonstrado grandes evoluções a este nível. Só no ano de 2019, cerca de 38% da energia utilizada no arquipélago teve origem em fontes de energia renováveis! De facto, a energia geotérmica foi a mais predominante (24%), seguida da eólica (9%) e, por último, da hídrica (4%).
Gestão e fiscalização de alguns indicadores
Outro dos fatores é que o arquipélago açoriano se assume como destino de natureza. Assim, esforça-se em gerir e fiscalizar diversos fatores relevantes para a proteção ambiental e para uma criar uma verdadeira experiência na natureza. Ou seja, nestas ilhas são geridos e fiscalizados os níveis de ruído, bem como a qualidade do ar, da água e dos resíduos.
Valorização da cultura e património açorianos
Não é apenas devido à diversidade de recursos naturais nos Açores que este arquipélago se torna único. Estas ilhas têm identidades e valores próprios, que passam de geração em geração a vontade de conservar a cultura e o património açorianos.
Conhecer os Açores e as práticas que fazem desta ilha um destino turístico sustentável é muito importante, quanto mais não seja para as multiplicar noutros lugares.
Nestas ilhas são várias as empresas que têm como objetivos proteger e conservar a tradição e cultura açorianas. Uma delas é a Quinta do Agricultor, na ilha de São Miguel. Aqui é-lhe oferecida a possibilidade de estar em contacto com a natureza, bem como com diversos animais. Além disso, vai poder ainda ter a experiência de “regressar ao passado” nos Açores.
Então, ainda tem dúvidas? Visite a Quinta do Agricultor e viva esta experiência inesquecível junto do Sr. Eugénio e da Sra. Gorete!