Skip links

5 dicas para a sua viagem a São Miguel

A ilha de São Miguel é a mais famosa dos Açores e a sua beleza é impressionante. Por isso, se está a planear a sua viagem a São Miguel, há alguns fatores a que deve prestar atenção para que tudo corra sem percalços. Portanto, aqui vamos apresentar-lhe 5 dicas para que a sua experiência nos Açores seja o mais agradável possível!

1. Leve roupa adequada para um clima incerto

Em primeiro lugar, no momento de fazer as malas deve ter em atenção que o clima subtropical dos Açores envolve mudanças bruscas na meteorologia. Por isso, convém que se prepare para tudo.

Assim, deixamos-lhe algumas recomendações ao nível da roupa que deve levar:

  • Roupa confortável e impermeável;
  • Calçado confortável, como sapatilhas ou botas de montanha;
  • Fato de banho, chinelos e toalha de praia. Como muitas das poças para banhos são de águas férreas, aconselhamos a que leve um fato de banho de cores escuras, uma vez que pode ficar manchado;
  • Telemóvel e/ou máquina fotográfica. Durante a sua estadia na ilha, há memórias que certamente vai querer guardar;
  • Por fim, não se esqueça do protetor solar, pois existe uma exposição forte aos raios UV.

2. Prove os pratos regionais de São Miguel

Em seguida, provar os pratos tradicionais dos Açores é essencial para conhecer verdadeiramente estas ilhas. Por isso, para as entradas, sugerimos que experimente as lapas grelhadas e a entrada de morcela com ananás. Além disso, não pode perder o famoso cozido das Furnas, bem como o peixe fresco pescado nas águas açorianas. Apesar de o peixe ser o produto mais conhecido em São Miguel, experimente também os pratos de carne, como o clássico bife à regional.

Por último, não deve esquecer os doces e sobremesas! Desde as deliciosas Queijadas de Vila Franca do Campo até ao célebre ananás dos Açores, há imensas iguarias por descobrir. Temos a certeza de que se vai surpreender e deliciar com a gastronomia açoriana.

Cozido das Furnas - São Miguel - Açores

3. Alugue um carro com antecedência

Se pretende viajar livremente pela ilha de São Miguel, é fundamental que alugue um carro. Para isso, sugerimos que faça a sua reserva antecipadamente, uma vez que este serviço costuma ser muito requisitado e o número de veículos é limitado dentro da ilha.

4. Faça uma lista com os locais a visitar

De forma a não perder nada durante a sua visita, faça uma lista com todos os locais que faz mesmo questão de visitar. Assim será mais fácil organizar a sua viagem e não ir embora com a sensação de que não conheceu realmente a ilha. No entanto, mesmo que isso aconteça, nada está perdido, uma vez que pode sempre regressar a São Miguel!

No entanto, a fim de não perder o mais importante, deixamos-lhe algumas sugestões para visitar. Antes de tudo, tomar banho nas termas de São Miguel é uma passagem obrigatória. Além disso, deve visitar os mais conhecidos miradouros da ilha, como o da Boca do Inferno e o da Vista do Rei. Visite também as lagoas e os diversos monumentos da ilha para ter uma experiência completa.

5. Visite a Quinta do Agricultor

Por fim, para ter uma experiência mais interessante e inesquecível na ilha, nada como visitar a Quinta do Agricultor. Aqui vai poder contactar com uma grande diversidade de árvores de fruto, plantas e animais, bem como viver a verdadeira experiência tradicional açoriana. Ordenhar uma vaca, alimentar animais e debulhar milho são algumas das atividades que pode fazer neste local. Além disso, a quinta dispõe ainda de visitas com degustação, onde pode experimentar pão quente feito como antigamente.

Quinta do Agricultor - tradição - ordenha

Siga as nossas dicas para uma viagem realmente positiva e memorável! Caso queira marcar uma visita na Quinta do Agricultor, entre em contacto connosco.